IBGE faz maratona de reuniões com universidades e governos para o Censo no Amazonas

| Da Redação

20/02/2020 13h22 | Atualizado em 20/02/2020 13h36

O chefe da Unidade Estadual do IBGE no Amazonas (UE/AM), Ilcleson Mendes, e das coordenações do Censo Demográfico 2020 realizaram uma maratona de reuniões, nas últimas semanas, em busca de parcerias com os governos municipal, estadual e federal para a operação censitária.

Em reuniões com representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (Seduc) e também do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), os representantes do IBGE conseguiram a cessão de salas de aula para treinamento das equipes que irão a campo a partir de agosto. Os espaços também serão usados como postos de coleta. As instituições vão apoiar o instituto na divulgação do Censo. 

A Ufam se disponibilizou a conceder 60 salas de aula para o treinamento dos recenseadores, que serão 1.450, em Manaus. As salas integram a faculdade de Estudos Sociais, de Educação e de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais.

O reitor da UEA também disponibilizou 60 salas para o treinamento dos recenseadores em Manaus e espaços para instalação de postos de coleta na capital e no interior. Além disso, UEA e IBGE desenvolverão algumas ações de divulgação do processo seletivo simplificado, cujo edital deve ser publicado em março. 

A Escola Superior de Ciências Sociais da UEA vai viabilizar ainda salas de aula com projetores para o treinamento dos agentes censitários municipais (ACMs) e dos agentes censitários supervisores (ACSs). Vai ceder também uma sala para posto de coleta. 

Quanto à concessão de salas para postos de coleta, a reitoria do Ifam levará o assunto até os campi (Centro, Distrito Industrial e Zona Leste), e o assunto também será apresentado pelo IBGE na reunião periódica que acontecerá em março. Quanto à divulgação, o Ifam se prontificou, por ter alta capilaridade no interior, a incluir o material de divulgação do IBGE em suas redes sociais, site e também nos vídeos utilizados para aulas de educação a distância, nos 13 municípios em que o Ifam possui sede.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por sua vez, deve contribuir com salas de aula para o treinamento de ACMs e ACSs, salas para postos de coleta em diferentes pontos da Manaus e também contribuirá para a divulgação do processo seletivo. Uma das ações que a UE/AM planeja é realizar visitas a turmas infantis nos meses que antecederem o Censo para divulgar a plataforma IBGEeduca junto com o Censo. 

Outras parcerias para o Censo

Neste mês de fevereiro, a UE/AM também se reuniu com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), que ofereceu espaço para divulgação do Censo no transporte rodoviário intermunicipal, tanto dentro dos ônibus, quanto na abordagem aos veículos nos postos de fiscalização existentes. Nesses lugares, o IBGE poderá fazer panfletagem, afixar cartazes nos ônibus e divulgar banners ou faixas.

A UE/AM também teve uma reunião com a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Manaus, e garantiu apoio para a divulgação do processo seletivo e do Censo 2020. A secretária sugeriu que o IBGE leve cartazes, panfletos e filipetas às ações do programa “Prefeitura mais presente”, que oferece serviços gratuitos à população em geral, em ações feitas em diferentes bairros da capital, e costuma receber 15 mil pessoas a cada edição.

Outra forma de divulgação oferecida pela secretaria serão anúncios de quinze segundos no “Boletim Manaus”, que é transmitido em rádios comerciais, comunitárias e online da capital, e na Web Rádio, transmitida em terminais municipais de ônibus e na internet. Além disso, a prefeitura se disponibilizou a divulgar peças para site, mídias sociais, e ainda existe a possibilidade de o IBGE divulgar o processo seletivo em faixas afixadas nas passarelas da cidade.

Em reunião com o Secretário Municipal de Finanças de Manaus, representantes da UE/AM trataram também da gratuidade do transporte coletivo para os ACMs, ACSs e recenseadores durante a Pesquisa do Entorno e coleta do Censo, nos moldes do que já aconteceu nos censos anteriores na capital do estado. Uma nova reunião será marcada com representantes de outros órgãos para aprofundar as discussões e viabilizar a gratuidade. O Secretário de Finanças foi indicado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, como ponto de contato para tratar das demandas do IBGE.

Mais notícias deste Estado