Coordenadores de área recebem capacitação para o Censo Demográfico na Bahia

| Da Redação

19/02/2020 13h56 | Atualizado em 19/02/2020 13h57

Para dar vida ao Censo Demográfico 2020, as equipes do IBGE em todo o Brasil ganharão reforços nos próximos meses. Só na Bahia, um time de 250 servidores efetivos dará as boas-vindas a cerca de 14,5 mil pessoas que ajudarão a visitar 4,5 milhões de domicílios, em todos os 417 municípios do estado.

Para antigos e novos ibgeanos, a primeira e fundamental etapa na preparação para a coleta de um Censo é sempre o treinamento. Capacitar, sobretudo os novos colaboradores, é um desafio levado muito a sério. Como formar os profissionais que atuarão em nome do IBGE para a correta aplicação dos questionários?

“Os treinamentos são ministrados, em cadeia, pelos próprios servidores do IBGE. Eles são responsáveis por formar os novos colaboradores. No entanto, alguns podem nunca ter atuado como educadores. Por isso, estamos dedicando um momento para transmitir noções de didática aos nossos servidores”, conta Rony Freitas, coordenador de Treinamento do Censo 2020 na Bahia.

Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, os 52 coordenadores de Área do Censo no estado, todos do quadro fixo da Unidade do IBGE na Bahia (UE/BA), participaram de um curso específico de didática para multiplicadores, em Salvador.

Divididos em duas turmas, tiveram acesso a conteúdos como dinâmica de comunicação, trabalho em equipe, novas tecnologias na educação, aplicação de plano didático, emoção e aprendizagem.

“Foi pensada uma capacitação num modelo híbrido, com etapas a distância e presenciais, totalizando 30 horas. A etapa inicial foi composta por três unidades temáticas e fóruns para interação, que buscaram discutir conceitos de ensino-aprendizagem. A partir dos conteúdos, os alunos elaboraram um Projeto Didático e o executaram em sala de aula, na etapa presencial”, detalha Rony. Ele foi um dos instrutores do treinamento, ao lado de Alexandre Sousa e Gabriel Ferreira, ambos técnicos do IBGE na Bahia.

Guilherme França, chefe da agência de Teixeira de Freitas (a 690 km de Salvador), participou da capacitação. Ele conta que se sente mais preparado e seguro para realizar a formação dos novos integrantes. “As ferramentas a que tive acesso aqui são importantes para ajudar a lidar com os diferentes perfis que teremos de recenseadores. Poderei dar um treinamento de mais qualidade e transmitir meus conhecimentos da melhor forma”, afirma.

Uma segunda edição dessa capacitação acontecerá entre 30 de março e 1º de abril, envolvendo os coordenadores Censitários de Subárea (CCS) recém-contratados e outros servidores do quadro efetivo que também atuarão como instrutores na cadeia de treinamento.

Mais notícias deste Estado