IBGE divulga o Censo em revista para síndicos e recebe o apoio da Câmara de Juiz de Fora

| Da Redação

12/02/2020 11h39 | Atualizado em 18/02/2020 13h22

Ana Cândida Gontijo de Paiva, coordenadora do Censo em Juiz de Fora, sentada à mesa na agência do IBGE
Ana Cândida Paiva conversou com a revista O Síndico - Foto: Thiago Stephan/Revista O Síndico

Em Juiz de Fora, na Zona de Mata mineira, 591 profissionais, entre recenseadores e supervisores, vão percorrer o município durante o Censo Demográfico 2020. Para que as equipes conseguiam realizar o trabalho de forma eficiente, desde o ano passado, a agência local da Unidade Estadual do IBGE (UE/MG) atua em busca de parcerias para divulgação do Censo com as entidades municipais, sindicatos e até influenciadores digitais. Uma dessas ações foi uma reportagem publicada na última edição da publicação O Síndico em Revista.

“A gente tem dificuldade de realizar o nosso trabalho na hora de entrar nos condomínios. Nos de alto padrão, isso já ocorre há mais tempo, mas agora a dificuldade está generalizada em todas as áreas da cidade, pois alguns prédios contam somente com portarias eletrônicas”, disse a coordenadora do Censo em Juiz de Fora, Ana Cândida Paiva, em entrevista à revista. 

O síndico, portanto, tem um papel primordial no trabalho de coleta, especialmente em uma cidade com tantos edifícios como Juiz de Fora. Ele auxilia no acesso às residências e presta informações sobre os melhores horários para visita aos moradores. “O síndico é uma peça fundamental de apoio ao IBGE na realização do Censo, principalmente nos prédios que não têm porteiro. Também é muito importante nos prédios que têm porteiro. Nos menores a gente também procura o síndico, pois ele é uma referência de informações sobre os domicílios”, acrescentou a coordenadora.

Apoio da Câmara de Juiz de Fora

Além das ações voltadas aos condomínios e síndicos da cidade, servidores da IBGE compareceram à Câmara de Juiz de Fora para formalizar o pedido de passe livre para os recenseadores durante o trabalho de coleta do Censo. Também foi solicitada a cessão de um espaço, no prédio da Câmara, para funcionamento de um posto de coleta e ainda apoio à divulgação dos processos seletivos. Para auxiliar nessa divulgação, uma Tribuna Livre com um representante do IBGE será proposta, mas ainda não tem data definida. 

Equipe do IBGE se reúne com vereadores da Câmara de Juiz de Fora
Representantes da agência do IBGE na cidade se reuniram com vereadores na Câmara - Foto: CMJF

O vereador Wanderson Castelar explicou que há uma reunião sendo agendada com a prefeitura para buscar viabilizar a gratuidade no transporte. Ainda segundo a assessoria da Câmara, quanto à cessão de espaço para profissionais do IBGE durante o Censo, o vereador Luiz Otávio Coelho Fernandes destacou que, no momento, o espaço está ocupado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para recadastramento de biometria e será avaliado o empréstimo do lugar ao IBGE a partir de maio. 

Mais notícias deste Estado