Governo de Minas Gerais garante apoio logístico e de divulgação para o Censo

| Da Redação

18/02/2020 10h20 | Atualizado em 18/02/2020 11h06

A chefe da Unidade Estadual do IBGE em Minas Gerais (UE/MG), Maria Antônia Esteves, se reuniu com a chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, para discutir parcerias para a logística e a divulgação do Censo Demográfico 2020. O encontro aconteceu no último dia 13 de fevereiro, na Cidade Administrativa, sede do governo mineiro, em Belo Horizonte. 

Durante o encontro, foram debatidas estratégias de disseminação tanto dos processos seletivos para contratação de pessoal quanto da conscientização dos moradores sobre a importância de responder ao Censo. Logo após, a logística foi tema da conversa. Foi discutido quais órgãos podem auxiliar o IBGE na cessão de locais para a realização dos treinamentos das equipes e a instalação dos postos de coleta.

A liberação do passe livre no transporte intermunicipal para recenseadores e a inserção de mensagens do Censo em todos os meios de comunicação do governo, com a participação do governador Romeu Zema, também foram debatidos no encontro. A divulgação da operação censitária nas contas de luz e água foi outro tópico da reunião.

Acompanhada da coordenadora estadual operacional do Censo, Rubia Lenza, e da coordenadora estadual da disseminação de informações, Luciene Longo, a chefe da UE/MG falou sobre a parceria com o governo estadual. "É muito importante que o Governo de Minas Gerais participe efetivamente do Censo, para entender a operacionalidade, desde a logística até os desafios de garantir a cobertura dos 853 municípios mineiros", comentou Maria Antônia Esteves.

A chefe de gabinete Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão confirmou o auxílio no que for necessário. “Podem contar com a gente no que for possível. Eu faço a ponte, peço o apoio e vocês entram com os pedidos”, disse Silvia Listgarten, que também vai intermediar contatos com as secretarias de Cultura e Educação. Ela afirmou que o governo vai participar da segunda Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC), a ser realizada em Belo Horizonte, em março.

Mais notícias deste Estado