Prefeitura de Salvador reúne secretários e alinha com o IBGE estratégias para o Censo 2020

| Da Redação

17/02/2020 10h48 | Atualizado em 17/02/2020 10h48

“O Censo Demográfico é talvez a pesquisa mais esperada em todo o Brasil. É um árduo desafio para o IBGE e, por essa razão, devemos nos colocar de fato à disposição e nos envolver com este trabalho em todas as suas etapas”. Com essas palavras, o secretário da Casa Civil de Salvador, na Bahia, Luiz Carreira, se dirigiu às cerca de cem pessoas no Centro de Cultura da Câmara Municipal, na tarde do dia 12 de fevereiro, durante a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (REPAC) na capital baiana.

Carreira foi também o porta-voz da mensagem do prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto. “Ele pede de todos nós o máximo empenho possível, de maneira que possamos alcançar o melhor resultado para nossa cidade”, destacou o secretário, ao relembrar que, além de um instrumento extremamente importante para a formulação de políticas públicas, é do Censo que derivam os parâmetros para a distribuição de diversos recursos cruciais para a gestão municipal, entre eles o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Organizada pela equipe de coordenadores do Censo 2020 na Bahia, liderada pelo chefe da Unidade Estadual do IBGE (UE/BA), Artur Ferreira Filho, a REPAC Salvador foi o espaço para apresentação do projeto censitário e suas etapas. Também foram alinhadas as contribuições que cada órgão municipal e grupo de interesse pode dar para o sucesso da operação.

“A nossa parceria com a prefeitura e atuação em conjunto vem de longa data. Queremos com esse encontro dar ainda mais transparência ao processo e buscar apoios para viabilizar as atividades do Censo em Salvador”, explicou o chefe do IBGE no estado.

Também estavam presentes o secretário municipal de Articulação Comunitária e das Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão, e o secretário municipal da Educação, Bruno Barral, que ressaltou a importância dos dados do Censo para nortear os trabalhos de sua pasta. “O Censo facilita muito o controle da demanda no presente, mostrando onde temos que direcionar, por exemplo, a construção de novas creches e onde é necessária a ampliação de vagas”, afirmou Barral.

Enviaram representantes para o evento as secretarias municipais de Cultura e Turismo, Ordem Pública, Reparação, Fazenda, Desenvolvimento e Urbanismo, Infraestrutura e Obras Públicas, Manutenção da Cidade, além da Polícia Militar, Defesa Civil Municipal, entidades culturais, universidades, imprensa e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Processo seletivo terá mais de 2.600 vagas só para Salvador

O gerente de Planejamento e Gestão da UE/BA, André Urpia, a coordenadora de Divulgação, Mariana Viveiros, e o coordenador Operacional do Censo 2020, Francisco Brito, foram os responsáveis por detalhar as próximas etapas e novidades da operação censitária. “Teremos, de forma inédita, dados oficiais por bairro na cidade de Salvador”, destacou Francisco.

O processo seletivo para contratação dos recenseadores foi um dos assuntos de maior interesse dos presentes. Só para Salvador serão mais de 2.600 vagas, com edital de concurso previsto para lançamento já em março.

A coleta de informações do Censo 2020, além de presencial, também poderá ser feita pela internet. “Esse recurso já foi usado em 2010, mas teve adesão limitada. Neste ano, vamos intensificar a divulgação do preenchimento on-line, que, nas cidades maiores, também é uma estratégia importante para chegarmos aos grandes condomínios e áreas de alta renda”, disse Mariana.

Dúvidas sobre metodologia, tipos de questionário, definições de amostragem e cronograma de divulgação de resultados foram respondidas e sugestões de melhorias foram registradas para aperfeiçoamento. “Um país que se conhece só tem a ganhar e é muito importante estarmos todos juntos, em especial ter o apoio e reconhecimento do poder público nessa empreitada”, finalizou André.

Mais notícias deste Estado