IBGE já fechou parcerias para quase todos os postos de coleta do Censo em Aracaju

| Da Redação

17/02/2020 10h35 | Atualizado em 17/02/2020 10h35

Depois de realizar a primeira etapa das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020 (REPACs), a Unidade Estadual do IBGE no Sergipe (UE/SE) partiu em busca da cessão de espaço para os postos de coleta, que serão usados por recenseadores, supervisores e coordenadores durante o período da pesquisa. Ao todo, serão 76 postos no estado, sendo nove na capital Aracaju. 

Segundo Leonardo Gomes de Oliveira, que é coordenador de área em Aracaju, os critérios para estabelecer um posto de coleta são a localização, boa estrutura e segurança para a equipe. "Sergipe já conta com postos de coleta instalados no município de Neópolis, Cedro de São João, Pacatuba, Simão Dias, Propriá, São Domingos e Tobias Barreto", disse ele.

Na capital sergipana, as parcerias estão em andamento com o governo do estado e prefeitura. Dos nove postos que deverão funcionar na cidade, sete já estão definidos. Outros locais, como Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, que pertencem à região metropolitana de Aracaju, estão recebendo visitas dos representantes do IBGE para reuniões de deliberação sobre os locais dos postos.

“Estamos retomando os contatos e parcerias que foram firmados durante as REPACs para a instalação dos postos de coleta. Estamos visitando os locais”, disse Lucas Rodrigues, coordenador de área de três municípios da região metropolitana de Aracaju e outros nove do estado. 

Sergipe em números

O IBGE vai visitar 663.653 domicílios no estado no Censo deste ano. Em 2019, a população sergipana foi estimada pelo instituto em 2.298.696 pessoas. O Censo de 2010 contou, à época, 2.068.017 pessoas. Para o recenseamento de 2020, o IBGE vai contratar 1.890 recenseadores no estado. 

Mais notícias deste Estado