Censo 2020 é apresentado a representantes de municípios de Minas Gerais em evento CNM Qualifica

| Da Redação

12/12/2019 11h59 | Atualizado em 14/02/2020 13h01

O seminário de qualificação “Censo 2020: O que seu Município precisa MUITO saber” foi realizado, no dia 9 de dezembro, na Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o IBGE, reuniu servidores e funcionários das prefeituras de alguns municípios do estado, que puderam conhecer os aspectos operacionais do Censo 2020, das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC) e obter uma capacitação do padrão de registro de endereços. Além disso, os participantes puderam aprender ferramentas do IBGE para uso nos municípios e souberam como podem apoiar e acompanhar o Censo.

Até o mês de dezembro, oito cidades terão recebido o seminário de qualificação. “Esse trabalho está sendo muito promissor, porque a gente tem visitado várias capitais e a presença dos municípios dos diversos estados têm se mostrado muito interessante. A ideia depois é que esse trabalho se dê de maneira continuada, inclusive com a gente oferecendo outras temáticas do IBGE”, foi o que ressaltou David Montero, assessor da Coordenação Operacional dos Censos (COC).

Para os participantes, como Gilberto dos Santos, secretário de saúde do município mineiro de Rio Pomba, esse intercâmbio de informações entre o IBGE e as prefeituras é essencial. “Os dados do IBGE são importantíssimos, a divisão que o IBGE faz em cada município através dos setores censitários, se for utilizada por qualquer prefeitura, vai se tornar um grande facilitador. Eu fico superfeliz em participar de um evento desse tipo em que a gente aumenta a integração entre os municípios e o IBGE”, afirmou o secretário. O seminário continua no ano que vem, percorrendo as demais capitais do país.

Mais notícias deste Estado