Novos agentes e coordenadores censitários conhecem o trabalho realizado pelo IBGE no Ceará

| Da Redação

11/02/2020 17h37 | Atualizado em 12/02/2020 15h40

A Unidade Estadual do Ceará (UE/CE) recebeu, no dia 3 de fevereiro, 58 novos servidores temporários que irão compor a equipe do Censo Demográfico 2020 nas funções de agente censitário operacional (ACO) e coordenador censitário subárea (CCS).

A recepção dos novos servidores foi conduzida pelo chefe da unidade, Francisco José Moreira Lopes, que mostrou o universo IBGE e um pouco do que é o Censo, uma das maiores pesquisas do instituto, que cria uma base de dados para o desenvolvimento de políticas públicas no país.

Para mostrar um pouco o trabalho realizado diariamente no IBGE, a equipe da Supervisão de Disseminação de Informações (SDI) apresentou curiosidades sobre o site do órgão, as ferramentas utilizadas no dia a dia e como é realizado o trabalho de divulgação das pesquisas para as mídias.

Durante a semana, os recém-chegados foram apresentados a algumas pesquisas desenvolvidas pelo IBGE, com as supervisões da Base Territorial, do Cadastro de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), das Pesquisas Sociais e Populacionais e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Os responsáveis falaram dos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos em cada pesquisa e a importância delas no Censo.

“É importante ressaltar que não foram chamados todos os classificados no processo seletivo. Haverá uma nova chamada obedecendo a demanda para os cargos em questão”, disse Larissa de Sousa Leal, coordenadora administrativa do Censo no Ceará.

Moacir Costa, que exercerá a função de coordenador censitário subárea (CCS), falou da recepção no IBGE: “Foi bacana! Fiquei impressionado com a bagagem dos gestores da instituição, estou aprendendo muito sobre a instituição e da importância do papel que ela tem como fornecedora de informação em âmbito nacional”.

Já Mamede Coelho, que também irá compor a equipe de CCS, comentou a expectativa do trabalho: “É a melhor possível. Fiquei muito feliz pela recepção dos servidores e espero que tenha o apoio necessário para dar continuidade ao trabalho já realizado. Concluí-lo com sucesso e poder agregar valor ao meu país”.

Mais notícias deste Estado