IBGE firma parceria com Universidade de Pernambuco para treinamento e instalação de postos de coleta do Censo

| Da Redação

11/02/2020 14h00 | Atualizado em 12/02/2020 16h40

A Universidade de Pernambuco (UPE), vinculada ao governo estadual, vai ceder à Unidade Estadual do IBGE (UE/PE) locais para a instalação de postos de coleta e para treinamento das equipes que vão atuar no Censo Demográfico 2020. A instituição conta com nove campi nas cidades de Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Palmares, Petrolina, Recife, Salgueiro e Serra Talhada. A entidade também se comprometeu a auxiliar o IBGE na divulgação do Censo entre a comunidade universitária.

O acerto foi feito com a participação do reitor da instituição, Pedro Falcão, com o pró-reitor de graduação, Ernani Martins e com quatro representantes do IBGE, o chefe da UE/PE, Gliner Alencar, o coordenador técnico do Censo 2020 em Pernambuco, João Marcelo Santos, o coordenador técnico, Tiago Figueiredo, e com Isailda Barros, coordenadora censitária de subárea (CCS) na região Recife Norte.

Segundo João Marcelo, a capilaridade da universidade, que está presente em todas as regiões pernambucanas, é uma das maiores vantagens da parceria. “A reunião foi muito produtiva. Poder contar com esse tipo de colaboração é uma grande conquista. Acredito que teremos um ganho tanto na divulgação e operacionalização do censo em si, com os postos de coleta e treinamentos”.

Já o reitor Pedro Falcão disse que o interesse da UPE em apoiar o Censo vai ao encontro da importância da operação censitária para conceber e executar políticas públicas, inclusive no âmbito educacional. “Com a parceria, a universidade reafirma o seu compromisso com a sociedade para o desenvolvimento do estado e do país”, disse ele.

Mais notícias deste Estado