Em ano eleitoral e de Censo Demográfico, IBGE e TRE alinham estratégias na Paraíba

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

07/02/2020 13h45 | Atualizado em 19/09/2022 10h53

Representantes da Unidade Estadual do IBGE na Paraíba (UE/PB) se reuniram, no último dia 3 de fevereiro, com a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), em João Pessoa, para alinhar estratégias logísticas para o Censo Demográfico 2020 e as eleições municipais, já que as duas operações acontecerão paralelamente, entre os meses de agosto e outubro, e envolverão todas as 223 cidades paraibanas.

A possível convocação de servidores efetivos e temporários do IBGE para trabalharem como mesários durante as eleições foi o principal assunto da reunião. Como na Paraíba a operação censitária deve envolver mais de quatro mil pessoas para coleta de dados, supervisão e apoio técnico-administrativo, a convocação desses profissionais pelo TRE-PB poderia prejudicar o Censo.

O chefe da UE/PB, Roberto Salgado, definiu a reunião como estratégica para discutir os aspectos logísticos. “A gente foi alinhar, junto ao presidente do TRE, providências para que as operações não causem impacto uma na outra. O desembargador se comprometeu em nos dar esse apoio, em não solicitar pessoal e recursos materiais durante o Censo”, explicou.

Tendo em vista a abrangência e a necessidade de agilidade das duas operações, os representantes ressaltaram que toda a estrutura material e de servidores de cada instituição será demandada e, por isso, esses recursos não poderão ser cedidos. A importância dessa articulação foi destacada pelo presidente do Tribunal, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho.

“Com esse conhecimento prévio, nós vamos reunir juízes, conversar e passar adiante essas informações. E nada melhor do que o diálogo para a gente trabalhar conjuntamente e atender às eleições e também ao Censo, que é uma ferramenta importante para conhecermos o que temos no Brasil”, afirmou o presidente do TRE-PB.

A reunião contou ainda com a presença do coordenador das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repac), Lamartine Candeia, do coordenador administrativo do Censo, Djaci Cavalcanti, do secretário judiciário do TRE, Helder Silva Barbosa, e da assessora jurídica do presidente do Tribunal, Débora Dalila Tavares Leite, e da coordenadora de material e patrimônio do TRE, Alessandra Mota de Menezes.

Mais notícias deste Estado