Trinta e seis coordenadores e agentes censitários já começaram a trabalhar para o Censo no Pará

| Da Redação

03/02/2020 13h00 | Atualizado em 05/02/2020 16h01

A Unidade Estadual Pará (UE/PA) recepcionou, no dia 3 de fevereiro, em Belém, 36 novos servidores temporários para Censo 2020. Eles foram aprovados no segundo Processo Seletivo Seriado (PSS) realizado pelo IBGE em dezembro do ano passado. Dos 42 agentes censitários operacionais (ACOs), 34 já foram convocados para se apresentar, bem como dois coordenadores censitários subárea.

Os novos servidores passarão esses primeiros dois dias na sede, participando de palestras realizadas por representantes dos setores que compõem o órgão. “Estruturamos a recepção de modo que possam se ambientar ao cotidiano do órgão. O objetivo é que conheçam como funciona o IBGE, nossa missão na sociedade, a quem devem se reportar em cada caso e, principalmente, o que será o Censo Demográfico 2020 e qual o papel de cada um nas atividades relacionadas ao Censo”, explicou Elisângela Pereira, técnica da coordenação administrativa do Censo 2020.

De acordo com o chefe da UE/PA, Rony Helder Cordeiro, o Censo deve gerar quase 7 mil empregos temporários no estado. “Foram dois processos seletivos no ano passado e teremos mais dois este ano. A quantidade maior de vagas será para o cargo de recenseador que, no Pará, representará 5.988 pessoas trabalhando. Em agosto, após treinamento, esses temporários já devem estar em campo, visitando mais de 2 milhões de domicílios paraenses para realizar a coleta de dados”, disse.

A partir do dia 5 de fevereiro, cada ACO’s já estará lotado no setor em que vai trabalhar. Os dois coordenadores vão para as subáreas Belém 1 e Belém 2.

Mais notícias deste Estado