IBGE recebe 40 agentes censitários operacionais para o Censo em Pernambuco

| Da Redação

03/02/2020 15h00 | Atualizado em 05/02/2020 14h21

O Censo 2020 toma forma na Unidade Estadual de Pernambuco (UE/PE) com a chegada de 40 novos agentes censitários operacionais (ACOs) no último dia 3 de fevereiro. Os novos servidores serão distribuídos em várias áreas, como a administrativa, a operacional e a de finanças. Os ACOs se juntam aos analistas censitários e aos coordenadores censitários de subárea (CCS) como servidores temporários já contratados para a operação censitária.

Em seu primeiro dia, os ACOs tiveram um contato com as bases conceituais do Censo Demográfico, como o conceito de domicílio, bem como a importância da pesquisa para o planejamento e implantação de políticas públicas. Os objetivos e premissas institucionais do Censo, os princípios fundamentais das estatísticas oficiais, os modelos de questionário e a realização do Censo Experimental na Terra Indígena Entre Serras, no sertão de Pernambuco, foram outros temas abordados.

Durante a atividade, os ACOs também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as ações a serem realizadas pelo Censo. “Essa recepção é uma oportunidade para os ACOs entenderem a grandiosidade do Censo, conhecer a equipe e pegarem o espírito da coisa. Percebemos que o grupo está começando a carreira, mas parecem interessados em dar um bom andamento às suas atividades”, disse o coordenador operacional do Censo, Tiago Figueiredo.

A apresentação de Tiago foi acompanhada por outros servidores efetivos que também participarão da operação censitária, como o coordenador técnico do Censo, João Marcelo Santos; a coordenadora de subárea de Jaboatão dos Guararapes, Ericka Delanio; além de Mônica Freitas, coordenadora de uma das três áreas da capital pernambucana. A chefe da UE/PE em exercício, Fernanda Estelita, também prestigiou o encontro.

Mais notícias deste Estado