Instituto Federal de Brasília vai ceder auditórios para treinamento de agentes censitários para o Censo 2020

| Da Redação

03/02/2020 09h38 | Atualizado em 03/02/2020 09h55

Em uma operação com as dimensões do Censo Demográfico 2020, firmar parcerias é essencial. Por isso, no último dia 29 de janeiro, as servidoras do IBGE Maiara Santos Santana e Michella Paula Cechinel Reis participaram de uma reunião com a diretora-geral do Instituto Federal de Brasília (IFB), Patrícia Albuquerque de Lima, realizada na instituição de ensino.

O objetivo do encontro foi buscar espaços para realização dos treinamentos dos agentes censitários municipais (ACMs) e agentes censitários supervisores (ACSs), que serão contratados até março deste ano. A diretora do campus colocou à disposição dois auditórios, um com capacidade para 200 pessoas e outro para cem, visto que a lotação dos espaços do IFB durante o período letivo impede que outras salas sejam cedidas.

Segundo a coordenadora de treinamento do Censo no Distrito Federal, Maiara Santos Santana, os ACMs e ACSs serão instruídos, em todo o Brasil, entre 22 de junho e 3 de julho. Na capital, serão necessárias 15 salas, com capacidade para cerca de 25 pessoas cada, além de um espaço para apoio. “A ideia é que as capacitações ocorram de forma mais centralizada possível, para facilitar a organização”, disse ela.

A coordenadora de divulgação do Censo no Distrito Federal, Michella Paula Cechinel Reis, aproveitou o encontro para estabelecer parcerias voltadas à publicização dos processos seletivos e da própria operação censitária. O estreitamento de relações entre o IBGE e o IFB foi também um dos pedidos da diretora-geral do campus.

De acordo com Lima, a instituição tem grande interesse em dar visibilidade às oportunidades temporárias criadas pelo Censo 2020 e também às pesquisas produzidas pelo IBGE. Palestras e cursos serão agendados com esse intuito.

Mais notícias deste Estado