Avança parceria entre o IBGE e a Prefeitura de João Pessoa para instalação de postos do Censo na capital paraibana

| Da Redação

27/01/2020 17h19 | Atualizado em 27/01/2020 17h19

A instalação de onze postos de coleta de dados do Censo 2020 em João Pessoa, na Paraíba, avançou durante uma reunião entre a Unidade Estadual do IBGE (UE/PB) e a Secretaria Municipal de Gestão e Articulação Política no último dia 20 de janeiro, no Paço Municipal. O apoio da prefeitura à operação já havia sido garantido durante a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repac), que ocorreu em outubro do ano passado.

De acordo com o coordenador operacional do Censo no estado, Francisco Eugênio, a prioridade é estabelecer os três postos em que os coordenadores de subárea da capital paraibana trabalharão. Esses locais, conforme o coordenador, devem estar situados no Centro; na região Sul, que inclui bairros como Mangabeira, Valentina e se estende até o município do Conde; e na região Norte, que abrange a área mais próxima à praia e a cidade de Cabedelo.

O secretário municipal Hildevânio Macêdo avaliou o encontro como positivo e afirmou que a Prefeitura de João Pessoa está disposta a atender às demandas do IBGE, necessárias para o andamento do Censo. Salas de aula, prédios da administração municipal que não estão totalmente ocupados e postos de saúde foram apontados como possíveis ambientes que poderão sediar a estrutura censitária no período de coleta de dados.

“A gerência local vai indicar quais as condições mínimas para instalação desses postos, e nós, de comum acordo, vamos identificar, na rede do município, onde os postos poderão ser instalados para que o Censo aconteça com êxito”, disse o secretário.

Segundo o chefe da UE/PB, Roberto Salgado, a etapa de preparação para a operação censitária requer uma aproximação entre as duas instituições, já que são discutidos assuntos mais específicos. Salgado destacou ainda o papel desempenhado por outras secretarias, como as de Saúde, Educação e do Orçamento Participativo, que têm servidores em contato direto com a população e que poderão auxiliar na divulgação do Censo.

Mais notícias deste Estado