Lideranças indígenas vão viabilizar acesso de recenseadores às comunidades no Acre durante o Censo 2020

| Da Redação

22/01/2020 10h20 | Atualizado em 22/01/2020 10h23

A Unidade Estadual do IBGE no Acre (UE/AC) se reuniu, no último dia 16 de janeiro, com representantes dos povos indígenas em Rio Branco, capital do estado, para traçar estratégias que viabilizem a realização do Censo Demográfico 2020. O apoio das lideranças na divulgação e a sensibilização da população é fundamental para garantir a coleta de dados nas comunidades tradicionais.

Participaram do encontro Manoel Kaxinawa, assessor do Departamento Especial Indígena do governo do estado; Eldo Carlos Gomes Barbosa Shanenawa, coordenador da Organização dos Professores Indígenas (Opiac); Valdenira Huni-kuî, vice-coordenadora da Organização de Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (Sitoakore), e Odilce Bortolini Somera, coordenadora regional da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Na reunião, foram tratadas questões referentes ao processo de coleta, a forma de abordagem específica aos indígenas, apoio para a divulgação dos processos seletivos nas aldeias e mapeamento de comunidades indígenas nas áreas urbanas. Um grupo no WhatsApp foi criado para interação entre o IBGE e a lideranças indígenas, envolvendo todos no planejamento conjunto de ações que serão adotadas durante Censo.

Mais notícias deste Estado