Balanço parcial dos preparativos para o Censo no Sergipe

| Da Redação

27/12/2019 15h04 | Atualizado em 16/01/2020 14h06

No Sergipe, as Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020 (REPACs) foram realizadas nos 75 municípios do estado dentro do prazo estipulado, inclusive naqueles em que não haverá postos de coletas. As principais parcerias foram firmadas com as Prefeituras, que vão oferecer suporte logístico ao IBGE. 

O município de São Cristóvão foi a sede da primeira REPAC, em agosto do ano passado, realizada no salão do Paço Municipal, na histórica Praça São Francisco. Já Japaratuba foi a última cidade a receber a primeira rodada de reuniões, no dia 31 de outubro. A partir da segunda quinzena de janeiro, serão realizadas novas visitas aos municípios do estado para visita aos possíveis postos de coletas e reconhecimento da infraestrutura disponível.

Um dos avanços conquistados pela equipe da Unidade Estadual do IBGE no Sergipe (UE/SE) foi a parceria com a Prefeitura de Aracaju, em outubro, que ofereceu locais para funcionamento de nove postos de coleta na capital. O governo municipal também disponibilizou espaço no site da prefeitura para divulgação do Censo, vai incluir mensagens sobre a operação censitária nos contracheques dos servidores da administração pública municipal e veicular campanha temática de apoio à coleta das informações nos caminhões de coleta de lixo. Além disso, a Secretaria de Educação do município vai ceder locais para treinamento dos recenseadores.

Outro assunto discutido com a prefeitura foi a possibilidade de concessão de passe livre no sistema de transporte público da região metropolitana de Aracaju para recenseadores e agentes censitários, repetindo a experiência de 2010. Esse tema foi pauta de outra reunião, realizada no mesmo dia, entre servidores do IBGE em Sergipe e dirigentes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setransp).

Ainda em Aracaju, as parcerias se ampliam para além do governo municipal e envolvem associações de moradores de bairros diversos e representantes de movimentos sociais. 

Em outubro, a Câmara de Vereadores de Aracaju realizou uma reunião em que foram apresentados detalhes do Censo na capital. Já em novembro, o IBGE realizou uma oficina na Confederação Nacional dos Municípios, cujo tema foi “Censo 2020: O que seu Município precisa MUITO saber”. O Censo 2020 também foi apresentado em evento de extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A UE/SE continua em busca de parcerias. Está dialogando com associações de administradores de condomínios e empresas de segurança na tentativa de garantir, principalmente, acesso dos recenseadores aos condomínios para coleta das informações junto aos moradores.

Mais notícias deste Estado