Balanço parcial dos preparativos para o Censo no Rio Grande do Sul

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

12/01/2019 11h18 | Atualizado em 19/09/2022 10h54

 A Secretaria Estadual do Planejamento do Rio Grande do Sul mapeia imóveis que serão cedidos ao IBGE para os postos de coleta de dados durante o Censo Demográfico 2020. 

 A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), que gerencia 70 postos do Sistema Nacional do Emprego (SINE) no estado, vai ajudar na divulgação dos processos seletivos para contratação de pessoal para o Censo. A estrutura de assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), também deve ser utilizada com o mesmo objetivo. 

 A Secretaria de Administração Penitenciária se comprometeu a dar apoio necessário ao IBGE para a coleta das informações nos presídios estaduais.

 O site e as redes sociais do governo do Rio Grande do Sul serão usados para a divulgação de informações sobre o Censo 2020. Conteúdo regionalizado também deve ser distribuído a rádios de todo o estado. 

 A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) também deve divulgar informações sobre o Censo nas contas de luz. 

 O IBGE já visitou 17 administradoras de condomínio e uma empresa de segurança privada para conversas sobre o Censo 2020. O objetivo é difundir informações que facilitem o acesso dos recenseadores aos domicílios localizados em condomínios residenciais. Já foram feitas reuniões com empresas de Porto Alegre e de Pelotas. 

 A primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC) em Porto Alegre reuniu representantes do governo do Estado, da Prefeitura, da academia, sindicatos, além das polícias Civil e Militar. Órgãos municipais devem ceder salas para treinamento dos recenseadores e pontos de coleta.

Mais notícias deste Estado