Balanço parcial dos preparativos para o Censo no Mato Grosso do Sul

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

09/12/2019 11h03 | Atualizado em 19/09/2022 10h55

 Foram realizadas as Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (REPACs) em 100% dos municípios de Mato Grosso do Sul. Além dos 79 municípios, também foi realizada a REPAC estadual. Em todas, foram convidadas, também, as comunidades quilombolas e indígenas da região. 

 As reuniões também tiveram como resultado o compromisso de todos os envolvidos no auxílio da divulgação do Censo e de seus processos seletivos para contratação de pessoal. 

 Antes mesmo das REPACs, foram enviados ofícios a todos municípios do estado, com o objetivo de solicitar espaços para os postos de coleta. Durante as reuniões, a maioria das prefeituras responderam positivamente à solicitação. Além disso, todas as sedes de subárea confirmaram a cessão dos espaços por ofício. 

 O Exército, por meio de seus representantes no estado, se comprometeu a divulgar o Censo dentro da corporação. 

 Negociou-se com as prefeituras, órgãos estaduais e outras entidades a cessão de acesso à internet nos postos de coleta. 

 A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande foram oficiadas sobre a busca de espaço para treinamento de recenseadores, sendo que as secretarias já responderam positivamente ao pedido. 

 Foi firmada parceria com a concessionária de energia elétrica para a divulgação do Censo nas faturas mensais dos consumidores. O mesmo ocorrerá nos contracheques dos servidores estaduais, conforme parceria com o governo do estado. 

 Entrou-se em contato com os representantes da Polícia Militar acerca da hipótese de que os atendentes do 190 possam auxiliar na confirmação da identidade dos recenseadores e supervisores.

O governador do estado comprometeu-se a ser o primeiro a ser recenseado, se intitulando como, em suas próprias palavras: “garoto-propaganda do Censo”. 

 Foram feitas parcerias com órgão de governo, como SPU, MPT, BB, Fundacentro, RF e CGU, que possibilitaram a obtenção de móveis e imóveis, cedidos permanentemente ou para uso no Censo, incluindo mesas, cadeiras, smartphones para os coordenadores e cinco veículos. 

 Estão em fase avançada os processos de locação de veículos e compra de caminhonetes para transporte das equipes. Já foram realizadas compras de protetor solar para os recenseadores, de mobiliário e de alguns itens essenciais para os postos de coleta.

 Foram capacitados os analistas censitários em diversos cursos para compreensão dos valores, objetivos, métodos de trabalho e produtos do IBGE (SIDRA, Ética, Segurança de rede, CNEFE, PNAD, Gráficos e tabelas, etc.), com objetivo de compreender melhor a instituição e melhorar, assim, o planejamento. 

 Todo o cronograma dos treinamentos já está pronto, considerando-se, inclusive, algumas hipóteses de adaptações a eventos futuros.

Mais notícias deste Estado