Em evento para síndicos em Florianópolis, IBGE pede apoio para acesso dos recenseadores a condomínios durante o Censo

| Da Redação

13/12/2019 10h17 | Atualizado em 13/12/2019 10h18

A Unidade Estadual do IBGE em Santa Catarina (UE/SC) teve a oportunidade de divulgar o Censo Demográfico 2020 durante o evento “O Envelhecimento e o risco de desabamento em edifícios residenciais”, realizado em dezembro pelo Instituto Catarinense de Engenharia de Avaliações e Perícias (Ibape). A palestra ocorreu em Florianópolis, com o apoio do Jornal dos Condomínios, Associação de Engenheiros de Santa Catarina, Defesa Civil e Associação de Síndicos do Estado de Santa Catarina (ASDESC).

No evento, o coordenador operacional do Censo, Ilson Gonçalves Santos, apresentou a instituição, ressaltando a missão do IBGE e a relevância do Censo Demográfico para os municípios e a sociedade brasileira. Depois, foi exibido o vídeo institucional chamado “A Importância do Censo 2020”. Santos falou sobre a possível dificuldade de acesso aos informantes que moram em condomínios, particularmente aqueles com portarias remotas.

“Nós entendemos a necessidade de segurança, por isso pedimos apoio para realizar o nosso trabalho de pesquisa”, explicou. O Coordenador também mencionou que as informações prestadas têm caráter sigiloso e servem exclusivamente para fins estatísticos. “Contamos com a colaboração dos síndicos para que o recenseador seja bem recebido”, disse o coordenador operacional do Censo. 

Cerca de cem pessoas participaram do evento, entre síndicos, condôminos, engenheiros, agentes de segurança pública e advogados. O IBGE recebeu o convite para o evento através do seu parceiro Jornal dos Condomínios, que vem sendo parceiro do instituto na divulgação do Censo. A UE/SC planeja para o próximo ano fortalecer estas parcerias institucionais, participando de eventos, palestras e reuniões com síndicos, gestores e administradores de condomínios. Leia a matéria publicada no Jornal dos Condomínios clicando aqui.

Mais notícias deste Estado