Balanço parcial dos preparativos para o Censo no Amazonas

| Da Redação

05/12/2019 12h14 | Atualizado em 12/12/2019 11h42

  • A companhia Águas de Manaus vai ceder espaço na fatura enviada aos clientes para a divulgação do Censo 2020 e dos processos seletivos do IBGE, já a partir de janeiro. A Águas de Manaus atende toda a região metropolitana da cidade.
  • A Amazonas Energia também vai ceder um espaço na fatura de energia da empresa para a divulgação do Censo e dos processos seletivos do IBGE, a partir de janeiro de 2020. A Amazonas Energia atende todo o estado.
  • A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus está colaborando, com informações sobre os bairros e contatos dos agentes comunitários de saúde e de endemias, para que o IBGE consiga ingressar em áreas de risco da cidade. Cada coordenador de área vai entrar em contato com os diretores de cada distrito da secretaria para conhecer as estratégias de acesso a cada área. A secretaria também vai permitir que os recenseadores possam ir de carona com as equipes de saúde à zona rural, poupando alguns gastos com transporte. Para conhecimento do IBGE, a secretaria enviará lista com quase 300 unidades de saúde nos cinco distritos de Manaus e mapa de suas localizações. Além disso, vai divulgar o material impresso do IBGE nessas 300 unidades de saúde, bem como no site e mídias sociais.
  • A Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Saúde do Amazonas também já garantiram apoio com cessão de espaços para postos de coleta, divulgação do Censo e seus processos seletivos, apoio logístico e operacional, especialmente no que diz respeito à coleta em áreas isoladas e de alta restrição de segurança.
  • A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) disponibilizou espaço físico para a realização de treinamento para recenseadores, e o site da instituição para divulgação do Censo e seus processos seletivos.
  • A agência da ONU para refugiados (ACNUR) vai conceder lista atualizada dos abrigos de imigrantes e ao número de pessoas em cada um deles; vai conceder acesso também às informações sobre as ocupações de venezuelanos no Amazonas; e a representante da ACNUR confirmou também que alguns voluntários da agência poderão colaborar como tradutores voluntários e intermediários na realização da coleta.
  • As organizações de apoio a povos indígenas, entre elas, as 6 coordenações regionais da Funai e os seis Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) do Amazonas, além da COPIMI, CIMI, FOIRN, FEI, entre outros, estão assegurando contribuições para a divulgação do Censo e processos seletivos aos povos indígenas, e sensibilização dos indígenas no que diz respeito à importância da autodeclaração. Essas organizações têm nos apoiado no trabalho de fazer uma identificação dos núcleos onde se concentram os indígenas na zona urbana dos maiores municípios do Amazonas, e pré-contagem dessa população.
Mais notícias deste Estado