IBGE estreita laços com municípios do interior de Alagoas em seminário da CNM sobre o Censo 2020

| Da Redação

27/11/2019 11h00 | Atualizado em 27/11/2019 14h53

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu, em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o “Seminário de Qualificação: Censo 2020”, destinado aos gestores e servidores dos municípios alagoanos. O evento, que aconteceu no dia 19 de novembro, integra o programa CNM Qualifica e contou com palestras de servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O chefe da Unidade Estadual do IBGE em Alagoas (UE/AL), Alcides Tenório Júnior, abriu o encontro abordando a importância do Censo para os municípios brasileiros. Ele reforçou a necessidade do trabalho em conjunto. Logo após, David Montero, da Assessoria Técnica e Orçamentária da Coordenação Operacional dos Censos, falou sobre o estudo da demografia e a utilização de dados do instituto pela academia.

No período da tarde, Eduardo Luís, do setor de Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), destacou aspectos referentes ao padrão de registro de endereços do IBGE, de modo a fomentar nos municípios a busca por um modelo no cadastramento. O encerramento ficou por conta do supervisor da Disseminação de Informações da UE/AL, Alcimar Trancoso, responsável por demonstrar o uso das ferramentas digitais no site do instituto para monitoramento de dados sobre as cidades. A equipe do IBGE também destacou que em fevereiro será iniciado o processo seletivo para a contratação temporária de recenseadores e agentes censitários para o Censo 2020.

Saiba mais:

Em parceria com o IBGE, CNM promove a série de seminários 'Censo 2020: O que seu Município precisa MUITO saber'

“O momento é fundamental para os nossos planejamentos a respeito do Censo 2020, porque a AMA é a entidade que representa boa parte dos municípios alagoanos, especialmente os do interior. Essa porta que se abre é importantíssima para que a gente possa aumentar o contato com as prefeituras, que se iniciou com as REPACs, mas pode ser ampliado agora”, destacou o chefe da UE/AL, Alcides Tenório.

A participação no seminário da CNM rendeu bons frutos ao IBGE. É que em contato com o superintendente da AMA, Wladimir Wanderley, o instituto conseguiu um espaço especial no evento Cidades e Gestores – Congresso e Expo, a ser realizado de 12 a 15 de dezembro, em Maceió.

Participaram do seminário os servidores David Montero e Eduardo Luís, da Coordenação Operacional dos Censos (COC), Alcides Tenório Júnior, chefe da Unidade Estadual, Neílson Romar, coordenador operacional do Censo 2020, Luciano Rocha, coordenador técnico do Censo 2020, Alcimar Trancoso, chefe da Supervisão de Disseminação de Informações, Eric Lessa, coordenador das REPACs, e Vitor Couto, do CNEFE.

Mais notícias deste Estado