Teresina encerra primeira rodada de reuniões para o Censo no estado, com apoio da Prefeitura, OAB e universidades

| Da Redação

25/11/2019 14h31 | Atualizado em 26/11/2019 15h54

Foi concluída no Estado do Piauí a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020 (REPAC). A última aconteceu na capital Teresina, no dia 21 de novembro, e contou com a participação de representantes da Prefeitura da cidade, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e de universidades do estado.

 No encontro, o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Piauí (UE/PI), Leonardo Passos, apresentou a dinâmica do Censo e enfatizou a necessidade de apoio logístico e operacional para viabilizar a realização da pesquisa. Os participantes tiraram dúvidas e fizeram sugestões de como podem auxiliar o IBGE na logística e na divulgação do recenseamento.

 Coordenador Especial da Receita da Prefeitura de Teresina, Alexandre Castelo Branco, esteve na reunião e falou que o município vai apoiar a operação censitária. “É extremamente relevante a participação de todas as instituições e da população. A Prefeitura estará junto ao IBGE neste processo”, disse ele.

 A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI) também participou do encontro. Membro da Comissão de Relações Institucionais da entidade, Omar Alvanez, destacou a importância de fortalecer parcerias entre as organizações em prol do Censo 2020. “No que depender da OAB, apoiaremos as instituições”, afirma Alvanez.

 Também participaram da REPAC em Teresina representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), de secretarias municipais, da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e professores das universidades Federal (UFPI) e Estadual do Piauí (Uespi).

Com a REPAC na capital, o Piauí concluiu a primeira rodada de reuniões de planejamento para o Censo nos 224 municípios do estado. “O foco foi mobilizar os órgãos e as lideranças municipais. Nosso objetivo também foi mostrar o que estamos fazendo para que o Censo ocorra de modo satisfatório”, comentou o coordenador das REPACs no estado, André Freitas.

 

Mais notícias deste Estado