Coordenador do Censo 2020 orienta moradores de Campina Grande a identificar servidores do IBGE

| Da Redação

22/11/2019 16h19 | Atualizado em 26/11/2019 15h54

Servidores do IBGE enfrentaram dificuldades para atualizar o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), para o Censo Demográfico 2020, em Campina Grande, na Paraíba. Moradores de bairros da cidade estavam evitando a visita dos pesquisadores devido a um boato de que pessoas estariam se disfarçando de servidores do instituto para assaltar residências. 

Em entrevista aos telejornais JPB1 e JPB2 da TV Paraíba, afiliada da Rede Globo no interior da Paraíba, no dia 12 de novembro, o coordenador de área do Censo 2020, Klênio Figueiredo, explicou as formas pelas quais a população pode identificar um servidor do IBGE. Também detalhou quais questionamentos constam na pesquisa. 

“O servidor do IBGE é identificado por um crachá. Ele ainda porta um computador de mão e uma bolsa com a identificação do instituto. Quem quiser confirmar a identidade funcional dele, pode ligar o 0800 721 8181 ou acessar o site respondendo.ibge.gov.br e informar a matrícula ou nome do servidor”, informou Klênio.

Moradores se recusaram a receber os pesquisadores em regiões em expansão na cidade, como os bairros Portal Sudoeste, Portal Campina e o Complexo Habitacional Aluízio Campos. Segundo o Agente de Pesquisas e Mapeamento do IBGE, Allan Callado, o boato era que assaltantes estavam se disfarçando de servidores do IBGE. “Isso acabou mexendo com a própria imagem dos pesquisadores”, disse Callado.

Logo após as reportagens serem veiculadas pela TV Paraíba, a receptividade dos pesquisadores do IBGE melhorou muito nos bairros. “Em muitos dos locais que nós visitamos, quando chegávamos, as pessoas diziam ‘ah, vi na TV ontem’. Isso facilitou o contato, até com relação a condomínios sem porteiro e sem síndico, porque quando a gente chegava para chamar, as pessoas já estavam atendendo”, disse o coordenador de área Klênio Figueiredo.

Veja a reportagem completa aqui.

Mais notícias deste Estado