Censo Demográfico 2020 é lançado no estado, com apoio do governo

| Da Redação

21/11/2019 14h51 | Atualizado em 26/11/2019 15h54

O lançamento do Censo 2020 na Paraíba, no dia 19 de agosto, no Palácio da Redenção, sede do poder Executivo, contou com a presença do chefe da unidade do IBGE (UE/PB), Roberto Salgado, e do governador do estado, João Azevedo. Na ocasião, também foi realizada a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC), com a participação de representantes de diferentes instituições.

Cerca de 1,1 milhão de domicílios devem ser vistados nos 223 municípios paraibanos, ao longo dos três meses do Censo 2020, de acordo com Roberto Salgado. Apenas no estado, a operação vai envolver o trabalho de mais de quatro mil pessoas para coleta de dados, supervisão e apoio técnico-administrativo.

“Saio daqui consciente de que teremos uma operação exitosa e que não deixará de ouvir um paraibano sequer. Vamos colher informações corretas e precisas, para que os indicadores que saiam dessa pesquisa ajudem os entes públicos e privados a tomarem as decisões corretas”, afirmou Roberto Salgado.

O governador do estado, João Azevedo, destacou a importância do Censo para o desenvolvimento de políticas públicas. “Nós estamos tratando de um instrumento fundamental para o planejamento. Não há como pensar em um futuro melhor para o nosso povo sem que a gente tenha esse conhecimento real. Serão três meses intensos para o IBGE e nós teremos 10 anos para aproveitar as informações”, disse.

O evento foi aberto por uma coletiva de imprensa, seguida por apresentações sobre aspectos gerais da operação, feitas pela Coordenação Operacional do Censo na Paraíba; Coordenação Estadual das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020; e Coordenação da Base
Territorial.

O lançamento contou também com a presença da vice-governadora, Lígia Feliciano; do Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Ramos; da deputada estadual, Pollyana Dutra; e do subprocurador-geral da República na Paraíba, Sérgio Pimentel.

Além de representantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, ocuparam lugares de honra no lançamento o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho (Prefeito de Sobrado/PB); o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson; e a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes. Todos os coordenadores de área e subárea do Censo 2020, bem como os chefes de agências da UE/PB também estiveram presentes no evento.

Mais notícias deste Estado