Operação para o Censo 2020 desperta o interesse de estudantes de universidades dos dois estados

| Da Redação

19/11/2019 15h09 | Atualizado em 26/11/2019 15h53

 

As Unidades Estaduais do IBGE na Bahia (UE/BA) e no Ceará (UE/CE) receberam, em novembro, universitários para uma aula sobre o Censo Demográfico, operação que visitará 71 milhões de endereços nos mais de cinco mil municípios brasileiros de agosto a outubro de 2020. Os estudantes puderam compreender a grandeza do desafio e devem ajudar a disseminar informações sobre o Censo em suas comunidades.

No dia 13 de novembro, no auditório da UE/BA, em Salvador, cerca de 20 alunos dos cursos de Geografia e de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) participaram da aula com foco no estudo das bases territoriais e cadastros de endereços que serão usados no trabalho de coleta das informações.

“Eu conhecia o IBGE apenas pelas pesquisas divulgadas na televisão e nos jornais, mas não tinha a dimensão do esforço feito para chegar a esses dados e da tecnologia usada para contribuir no planejamento e gestão do Brasil. O encontro hoje foi fundamental para entender tanto a importância do IBGE para o desenvolvimento e crescimento do país como a importância da geografia nesse contexto”, disse Mateus Conceição, que cursa o 4º semestre de Geografia.

O coordenador operacional do Censo na Bahia, Francisco Jorge Brito, foi o anfitrião e o responsável pela palestra aos visitantes. Durante pouco mais de duas horas, ele falou sobre as tecnologias utilizadas pelo IBGE para identificação das bases territoriais e o processo de atualização do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). Também reforçou o recorte inédito que será apresentado pelo Censo em 2020.

“Ele vai mostrar quem são, quantos e onde estão os representantes de comunidades quilombolas. Será questionado a todos residentes em territórios quilombolas, já previamente mapeados por nós, se eles se autodeclaram quilombolas”, explicou o coordenador operacional do Censo.

Ao final da rodada de respostas às dúvidas dos estudantes, Francisco utilizou o site Mentimeter (www.mentimeter.com) para fazer uma dinâmica com os estudantes e professores, estimulando-os a refletir sobre o Censo 2020. Foi preciso escolher três palavras para representar o Censo, e o resultado da votação, feita por celular, foi apresentado em tempo real no telão do auditório, no formato de “nuvem de palavras”.

“Entre as palavras, escolhi planejamento”, revela a professora Fabíola Andrade, que leciona a disciplina sistema de informação geográfica. “Não só pelo planejamento prévio que o IBGE está liderando para estruturar o trabalho do Censo em si, mas também o uso de seus resultados para o planejamento do Brasil como um todo, retratando os impactos sobre a economia, educação, saúde e o perfil da sociedade”, disse ela.

Ela avalia que a visita à UE/BA proporcionou uma troca que é sempre agregadora para ambos lados: os jovens entendem na prática como a geografia está a serviço da sociedade, e o IBGE ganha apoiadores para divulgação e sensibilização sobre o Censo.

No Ceará, estudantes de Comunicação e Marketing tiram dúvidas sobre o Censo

Já no dia 14 de novembro, a Unidade Estadual do IBGE no Ceará (UE/CE) recebeu alunos do Centro Universitário Unifanor, em Fortaleza, para uma apresentação sobre o Censo 2020. No encontro, os estudantes de Comunicação e Marketing puderam conhecer, em detalhes, as etapas da realização de uma pesquisa de dados.

Acompanhados pelo professor Fernando Luiz Nobre Cavalcante, que leciona a disciplina de marketing digital na instituição, os 17 convidados foram recebidos pela equipe de Disseminação de Informação da UE/CE, que apresentou o histórico do Censo, as etapas para que ele ocorra e o que engloba a operação censitária. Os alunos conheceram algumas curiosidades e puderam tirar dúvidas sobre a operação censitária.

Durante o encontro, o grupo de estudantes também foi apresentado ao Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), o banco de tabelas estatísticas gerados pelo instituto. Por meio dele, os alunos poderão extrair dados das pesquisas realizadas pelo IBGE para pesquisa ou divulgações de comunicação e mídia.

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