Gestores públicos, ONGs e lideranças comunitárias vão apoiar Censo Demográfico 2020

| Da Redação

19/11/2019 14h43 | Atualizado em 26/11/2019 15h53

A Unidade Estadual do IBGE no Espírito Santo (UE/ES) concluiu a primeira rodada de Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020 (REPAC) no estado. Os dois últimos encontros reuniram na capital Vitória, no dia 11 de novembro, e em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 12, servidores do IBGE e representantes do poder público e do terceiro setor para parcerias em prol da operação censitária.

Em Vitória, o coordenador da REPAC, Mauro Cesar Guimarães, destacou a extensão do Censo, que deve entrar em mais de 121 mil lares só na capital capixaba ao longo dos três meses de trabalho. Seis postos de coleta servirão de base para os agentes e coordenadores na cidade. Embora o quadro de servidores do IBGE aumente para a operação, o apoio de autoridades e das comunidades locais é essencial. “Se não tivermos respaldo e apoio da sociedade, fica praticamente impossível realizar o Censo”, frisou Mauro Cesar Guimarães.

Participaram das REPACs em Vitória e Cachoeiro de Itapemirim secretários e subsecretários municipais das prefeituras, representantes de entidades, como o Observatório de Indicadores, Associação de Síndicos. Lideranças comunitárias locais também acompanharam as reuniões. Haverá mais três REPACs durante o Censo 2020 no estado, no início da coleta dos dados, durante o trabalho de campo e a última durante a conclusão do recenseamento.

Mais reuniões

Ainda este mês, a UE/ES tem agendadas outras atividades de divulgação do Censo 2020. No fim de novembro, a unidade do IBGE em Vitória vai apresentar a operação para gestores municipais no 8º Congresso Gestão das Cidades, na cidade vizinha de Vila Velha. No mesmo mês, o Sindicato Patronal de Condomínios do Espírito Santo (Sipces) receberá a equipe da UE/ES na 3ª Semana do Síndico, no Centro da capital.

Mais notícias deste Estado