IBGE é convidado a divulgar Censo 2020 no “Participa Natal”. Evento acontece uma vez por mês em bairros da cidade e atrai milhares de pessoas

Editoria: Censo 2022 | Da Redação

05/11/2019 14h47 | Atualizado em 29/10/2020 20h57

A Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte (UE/RN) foi convidada a divulgar o Censo Demográfico 2020 nas próximas edições do “Participa Natal”, ação social da Prefeitura da capital, realizada uma vez por mês em comunidades da cidade. No evento, secretarias municipais levam seus serviços aos moradores nos bairros onde vivem. O objetivo é aproximar o poder público da população.

O convite foi feito no dia 30 de outubro, durante a realização de uma Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repac) com o secretário municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação, Alexsandro Ferreira. Ele se dispôs a coordenar as demais secretarias da capital para suprir as necessidades da operação censitária do próximo ano. “O prefeito tem muito interesse, porque o Censo é fundamental para que outras políticas públicas ganhem efetividade”, comentou.

Ferreira sugeriu usar a imóveis da rede escolar municipal para abrigar postos de coleta e treinamento do IBGE. Com o intuito de divulgar o Censo 2020, o secretário municipal também convidou a UE/RN para integrar o projeto “Participa Natal”, iniciativa que se aproxima o poder público das comunidades. “Nesses eventos, concentramos as Secretarias de Saúde, Ação Social e as demais, levando serviços para as comunidades uma vez por mês num só dia”, explicou.

No mesmo dia, foi realizada também uma Repac estadual com o secretário de Planejamento e Finanças do governo norte-rio-grandense, Aldemir Freire, que também é servidor do IBGE. “O governo reconhece o Censo como o maior diagnóstico do Rio Grande do Norte, essencial para a formulação de políticas públicas para, no mínimo, os próximos dez anos”, considerou. Ele acrescentou também que a gestão estadual vai realizar todos os esforços possíveis para “como a gente diz, fazer o melhor Censo da história”, completou.

Os encontros foram conduzidos pelo chefe da UE/RN, Damião Ernane, o coordenador técnico do Censo 2020, José Xavier Júnior, o coordenador operacional, Rogério Campelo, e pelo coordenador de área de Natal, Jailson Peregrino. Com essas duas reuniões, o Rio Grande do Norte praticamente encerrou a primeira rodada de Repacs, apenas uma cidade ainda não organizou a reunião. Até o encerramento do Censo 2020, haverá mais três ciclos de reuniões.

Além de representantes da Prefeitura de Natal e Governo do Estado, participaram também aqueles do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Associação de Notário e Registradores do Rio Grande do Norte (Anoreg/RN).

Mais notícias deste Estado