Root https://www.ibge.gov.br/
Base https://www.ibge.gov.br/
Instance https://censo2022.ibge.gov.br/etapas/teste-na-ilha-de-paqueta.html

IBGE realiza teste do Censo na Ilha de Paquetá

A partir do dia 6 de setembro de 2021, recenseadores do IBGE vão visitar todos os domicílios da Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro, para realizar um teste preparatório para o Censo Demográfico 2022.

A localidade foi escolhida por conta do avançado estado de imunização da população, uma vez que já foram aplicadas as duas doses da vacina contra o coronavírus.

O território da Ilha de Paquetá é dividido em 12 setores censitários, que são as áreas de trabalho dos recenseadores. Para esse trabalho, cada recenseador fará a pesquisa em um setor censitário. A estimativa é de que, no total, 1.277 domicílios sejam visitados.

Os principais objetivos do teste são avaliar os aplicativos e sistemas desenvolvidos especificamente para o Censo, de modo a corrigir eventuais falhas e aperfeiçoá-los para a operação censitária que vai a campo em 2022 em todo o país, além de testar, pela primeira vez em campo, a aplicação simultânea das três modalidades de coleta de dados: presencial, pela internet e por telefone.

O teste começará com o registro de informações do entorno, no período de 1 a 3 de setembro de 2021. Nessa etapa, os agentes do IBGE percorrerão a ilha, suas ruas, praças, observando e registrando itens como a existência de iluminação nas vias, rampas de acesso para cadeirantes, entre outros aspectos.

As visitas aos domicílios serão realizadas de 6 a 24 de setembro de 2021.

A entrevista poderá ser realizada presencialmente, respondendo às perguntas do questionário diretamente ao recenseador.

O morador que optar pelo preenchimento pela internet, deverá informar ao recenseador seu e-mail e telefone para que lhe seja enviado um código que permitirá o acesso ao questionário online.

Quem preferir responder por telefone, deve informar o número de contato ao recenseador para que ele ligue posteriormente, podendo ser agendado dia e horário da ligação para a entrevista.

Tudo será feito com segurança, de acordo com os protocolos de saúde locais, incluindo uso de máscara e protetor facial pelos recenseadores.

Além disso, para que os moradores se sintam ainda mais seguros para atender os recenseadores, será possível confirmar a identificação deles pelo site respondendo.ibge.gov.br ou pelo atendimento telefônico gratuito do IBGE por meio do número 0800-721-8181. Lembrando, ainda, que o sigilo das informações prestadas nas respostas ao questionário é garantido por lei.

Como parte final do teste do Censo 2022 em Paquetá, será realizada a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), usada para avaliar a cobertura e a qualidade dos dados coletados no Censo. Essa etapa se inicia durante a fase de coleta do teste do Censo e vai até 30 de outubro de 2021.