Root https://www.ibge.gov.br/
Base https://www.ibge.gov.br/
Instance https://censo2022.ibge.gov.br/etapas/teste-do-censo-2022-nos-estados.html

IBGE realiza testes do Censo em todo o país

Após a realização do teste na ilha de Paquetá (RJ) em setembro de 2021, em continuidade aos trabalhos preparatórios do Censo, o IBGE realizou uma segunda etapa de testes da pesquisa. Dessa vez, a iniciativa foi mais abrangente e participaram todas as Unidades da Federação.

Os testes ocorreram ao longo de todo o mês de novembro e parte do mês de dezembro de 2021. Houve coleta tanto em bairros de capitais – como Minas Brasil em Belo Horizonte (MG), Laguinho em Macapá (AP) e Amaralina em Salvador (BA) – quanto em localidades mais afastadas – como a comunidade ribeirinha de Novo Remanso, a 200 km de Manaus (AM), ou o município de Tigrinhos, a nove horas de carro de Florianópolis (SC).

Por ter alcance nacional, a operação permitiu o envolvimento de todas as equipes de coordenação local de gerenciamento do Censo, possibilitando o uso de todos os sistemas de acompanhamento e a ambientação com as diversas ferramentas de acompanhamento e controle da coleta.

A operação contemplou todas as etapas de preparação e realização como: treinamento, envolvendo uma etapa remota e uma etapa presencial; coleta das informações urbanísticas do entorno dos domicílios; coleta dos questionários utilizando o modelo misto de abordagem que inclui a coleta de dados presencial, por telefone e pela internet; realização dos procedimentos de verificação da qualidade do trabalho dos recenseadores pelos supervisores (supervisão). Além da realização da Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE) em uma subamostra dos setores do teste. A PPE é uma pesquisa independente e que tem por objetivo produzir indicadores de qualidade e cobertura da operação.

Também foi possível observar a realização da coleta em diferentes realidades, como Comunidades Quilombolas e Terras Indígenas, onde o IBGE testou e validou procedimentos e protocolos específicos para estes povos, com métodos particulares de abordagem e protocolos sanitários diferenciados, além da abertura de quesitos específicos nos questionários para estas populações. Foi testado, ainda, o questionário de aldeia indígena, aplicado exclusivamente para as lideranças indígenas.

Foi realizada, também, a coleta de dados em setores de Aglomerados Subnormais, localidades em que a questão da ordenação urbana e a situação da segurança pública são um desafio ainda maior que nos demais setores. Portanto, além de todos os processos já previstos para as demais localidades, nestes setores, o IBGE testou a abordagem prévia às representações locais destas comunidades no sentido de sensibilizar e preparar para a realização da operação.

Os principais objetivos do Teste de Homologação de Equipamentos e Sistemas, portanto, foram os de reforçar os aspectos avaliados em Paquetá, desta vez em todas as Unidades da Federação:

  • Mobilização e maior preparação para a operação de 2022, com foco na utilização dos equipamentos e sistemas do censo em todas as Unidades Estaduais do IBGE;
  • Sensibilização da sociedade sobre a realização do Censo Demográfico em 2022;
  • Testar novamente a modalidade mista de coleta de dados, prevendo as abordagens na forma presencial, por telefone e pela internet;
  • Testar em campo a adoção de protocolos de segurança sanitária durante a realização da operação, frente à pandemia de Covid-19;
  • Fornecer elementos na construção do Processo de Disseminação do Censo Demográfico, dentre outros.

Confira aqui as localidades e setores onde foram realizados os testes em todo o Brasil

UE LOCALIDADE MUNICÍPIO
RO Bairro:
Liberdade
Porto Velho
AC Bairro:
Tucumã
Rio Branco
AM Localidade:
Novo Remanso
Itacoatiara
RR Localidade:
Eixo Central da Sede do município de Mucajaí
Mucajaí
PA Bairro:
Vila

Distrito:
Ilha do Mosqueiro
Belém
AP Bairro:
Laguinho
Macapá
TO - Lajeado
MA Localidade:
Cohabinha
Bacabal
PI - Lagoinha do Piauí
CE Distrito:
Ema
Pindoretama
RN - Passagem
PB - Capim
PE Distrito:
Macujê
Aliança
AL - Coqueiro Seco
SE Localidade:
Sede do município de Feira Nova
Feira Nova
BA Bairro:
Amaralina
Salvador
MG Bairro:
Minas Brasil
Belo Horizonte
ES Localidade:
Araçás
Vila Velha
SP Bairro: Prosperidade São Caetano do Sul
PR - Jardim Olinda
SC - Tigrinhos
RS Localidade:
Jardim Estalagem
Viamão
MS Localidade:
Residencial Oliveira
Campo Grande
MT Distrito:
Sucuri
Cuiabá
GO - Damolândia
DF Localidade:
Região Administrativa de Samambaia
Brasília

O IBGE contou com a participação e o apoio da população desses locais onde foi realizado o teste, para que atendessem os recenseadores. A resposta aos testes é muito importante, pois contribuirá para o sucesso do Censo 2022, quando a partir de 1º de agosto a pesquisa alcançará todos os municípios, para saber mais sobre as condições de vida da população, basear políticas públicas para atender o número de creches, escolas, postos de saúde e muitas outras demandas.

Os recenseadores do IBGE atuarão de acordo com os protocolos de saúde e segurança vigentes durante o período da coleta.

Além disso, como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas são confidenciais e o sigilo é garantido.

>> Conheça os resultados do teste do Censo 2022 realizado em todos os estados.

Leia também: