Root https://www.ibge.gov.br/
Base https://www.ibge.gov.br/
Instance https://censo2022.ibge.gov.br/2963-c2020-censo-2020/c2020-hotsite/31957-teste-do-censo-na-ba-equipe-inicia-2-semana-de-treinamento-em-ritmo-de-contagem-regressiva.html

Teste do Censo na BA: Equipe inicia 2ª semana de treinamento em ritmo de contagem regressiva

Editoria: Censo 2022 | Da redação

25/10/2021 16h55 | Atualizado em 25/10/2021 11h38

A equipe envolvida no Teste do Censo Demográfico 2022 na Bahia inicianesta segunda-feira (25/10/2021), segunda semana de treinamento, em ritmo de contagem regressiva para a operação.

O teste, que será realizado no bairro de Amaralina, em Salvador, começa sexta-feira, dia 29/10, com a coleta das Características do Entorno, e terá seu lançamento oficial no dia 4 de novembro, quando se iniciam as visitas aos cerca de 2.000 domicílios.

Participantes da coleta do Teste do Censo passam por treinamento

Todos os 14 integrantes do grupo que irá atuar diretamente no teste já passaram por intensas 200 horas de capacitação, na semana de 18 a 22 de outubro. As aulas foram ministradas pelo coordenador Técnico do Censo na Bahia, Pedro Biscarde, e pelo coordenador estadual do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), Ronaldo Luz.

A primeira fase focou na preparação dos recenseadores, que “foram treinados em relação aos conceitos e procedimentos que serãutilizados na coleta, como o percurso do setor, a aplicação do questionário e a pesquisa urbanística do entorno, explica Pedro.

O treinamento também é essencial para dominar os conceitos apresentados nas perguntas do Censo, que tratam sobre os assuntos mais variados, incluindo temas sensíveis, como identificaçãétnico-racial, rendimento e religião, completa Ronaldo.

Os coordenadores Pedro Biscarde e Ronaldo Luz são os ministrantes do curso de treinamento

Na última sexta-feira (22/10), a equipe teve ainda uma conversa sobre divulgação com a coordenadora da área, Mariana Viveiros. Além de apresentar as peças preparadas pela Coordenação de Marketing (COMAR/CDDI) para o teste, ela explicou como deverá ser o acompanhamento do início da coleta pela mídia baiana e como os recenseadores irão se envolver nessa estratégia.

Edmilson Andrade, coordenador de subárea do Censo, irá atuar como recenseador no teste de Amaralina e comentou a importância do treinamento para o seu trabalho. Para mim, está sendo fundamental, pois estou adquirindo conhecimentos e habilidades, como o manuseio do DMC [dispositivo móvel de coleta] e a realização das entrevistas, que irei utilizar visando a assegurar o sucesso da coleta e a eficácia do trabalho também durante a operação propriamente dita, em 2022.”

Mariana Viveiros, coordenadora da SDI, apresenta o material gráfico do Teste

A segunda semana do treinamento para o teste de Amaralina vai a quarta-feira, dia 27/10, e será exclusiva para quem vai atuar como agente censitário municipal ou supervisor, com foco nas atividades de supervisão e acompanhamento da coleta.

Mais notícias deste Estado