Root https://www.ibge.gov.br/
Base https://www.ibge.gov.br/
Instance https://censo2022.ibge.gov.br/2963-c2020-censo-2020/c2020-hotsite/31747-ibge-trabalha-intensamente-em-todos-os-estados-para-o-censo-demografico-2022.html

IBGE trabalha intensamente em todos os estados para o Censo Demográfico 2022

Editoria: Censo 2022 | Da redação

01/10/2021 13h59 | Atualizado em 01/10/2021 16h53

O IBGE já trabalha intensamente em todo o Brasil para a realização do Censo Demográfico 2022. Além de etapas preparatórias e testes operacionais - como os de Paquetá (RJ) em setembro e outras localidades em novembro -, todas as 27 Unidades Estaduais do IBGE estão começando a retomar as Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo. As REPACs, como são chamadas, visam a parcerias junto aos governadores, prefeitos, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, além de Guardas, Brigadas, Polícias Militares e outras instâncias públicas.

Veja como funcionam as REPACs em cada uma das 27 Unidades Estaduais do IBGE:


ESTADO
DO ACRE

ESTADO
DE ALAGOAS

ESTADO
DO AMAPÁ

ESTADO DO 
AMAZONAS

ESTADO
DA BAHIA

ESTADO
DO CEARÁ

DISTRITO
FEDERAL
alt=
ESPÍRITO
SANTO

ESTADO
DE GOIÁS

ESTADO DO
MARANHÃO


MATO
GROSSO

MATO GROSSO
DO SUL

MINAS
GERAIS

ESTADO
DO PARÁ

ESTADO
DA PARAÍBA

ESTADO
DO PARANÁ

ESTADO DE
PERNAMBUCO

ESTADO
DO PIAUÍ

RIO DE
JANEIRO

RIO GRANDE
DO NORTE

RIO GRANDE
DO SUL

ESTADO DE
RONDÔNIA

ESTADO DE
RORAIMA

SANTA
CATARINA

ESTADO DE
SÃO PAULO

ESTADO DE
SERGIPE

ESTADO DE
TOCANTINS


CENSO
2022

Além de autoridades e representações estaduais ou municipais (públicas), as Repacs também buscam apoio de instituições e setores privados, como a imprensa, e entes relevantes da sociedade civil, como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Esses esforços dos servidores do IBGE têm sempre como objetivo firmar compromissos e alcançar a maior rede possível de colaboração com a operação censitária, com ótimas cobertura, mensuração e qualidade, em todas as dimensões - territoriais e técnicas. Um exemplo dessa colaboração, principalmente por parte de prefeituras, é a definição de localizações de postos de coleta.

As etapas preparatórias do Censo Demográfico incluem também reuniões técnicas diárias (digitais ou presenciais) de profissionais de diversos setores do IBGE, no Rio de Janeiro e nas demais 26 Unidades Estaduais. Nessas UEs, por exemplo, estão sendo providenciadas revisões dos mapas e do cadastro de endereços das áreas que sofreram alterações recentes (com novas ocupações ou crescimento significativo). Também estão sendo desenvolvidos materiais instrucionais do Projeto Treinamento, processos administrativos para aquisição de equipamentos e serviços, além de sistemas de controle e acompanhamento da qualidade da coleta de dados.

Mais notícias deste Estado