Root https://www.ibge.gov.br/
Base https://www.ibge.gov.br/
Instance https://censo2022.ibge.gov.br/2963-c2020-censo-2020/c2020-hotsite/26957-ibge-se-reune-com-o-presidente-do-tre-mt-para-tratar-sobre-a-realizacao-do-censo-2020.html

IBGE se reúne com o presidente do TRE-MT para tratar sobre a realização do Censo 2020

Editoria: Censo 2022 | Da redação

21/02/2020 12h04 | Atualizado em 29/10/2020 21h00

A chefe da Unidade Estadual do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves, se encontrou com o presidente do TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso), desembargador Gilberto Giraldelli, na manhã desta quinta-feira (20/2), para tratar de assuntos pertinentes à realização do Censo 2020.

Millane informou que o Censo terá sua coleta entre agosto e outubro deste ano, mas que as operações já estão em pleno funcionamento, como a contratação de funcionários temporários, a realização de treinamentos, toda a parte de planejamento para que a pesquisa seja realizada de forma correta, realizações de reuniões estratégicas para firmar parcerias e divulgação das ações.

A chefe da unidade explicou a dificuldade em ceder os veículos do IBGE para o TRE para utilização na eleição de outubro porque será justo quando os pesquisadores estarão em campo e que toda a frota foi pensada e adquirida de acordo com a necessidade do Instituto de visitar todas as residências do estado e percorrer as longas distâncias e com o orçamento previsto.

O desembargador mostrou compreensão sobre os obstáculos e a importância do Censo e ficou ajustada a elaboração de uma recomendação para que os juízes eleitorais somente solicitem os veículos do IBGE em outubro em caso de extrema necessidade. “Considerando que em Mato Grosso teremos a eleição suplementar para o Senado, ficou alinhado que para esse pleito de abril será possível disponibilizar os veículos, mesmo com nossas limitações de frota e servidores e que para as eleições em outubro ficou no sentido de que sejam as mínimas requisições possíveis”, avalia Millane.

O tribunal também havia solicitado a cessão de servidores como motoristas para o trabalho do TRE nas eleições, na oportunidade também a chefe da UE/MT esclareceu que não existem na Unidade Estadual de Mato Grosso servidores na função de motoristas disponíveis e que os próprios técnicos de pesquisa normalmente dirigem os veículos da frota.

A chefe da UE/MT ofereceu ao tribunal a criação de um informativo digital com dados do IBGE sobre os 141 municípios do estado, caso o desembargador tenha interesse. Millane aproveitou a reunião para pedir apoio na divulgação, com a possibilidade de inclusão de um banner do Censo no site do TRE (http://www.tre-mt.jus.br/).

Mais notícias deste Estado